O que é ansiedade?

 

“A ansiedade é um sentimento de apreensão desagradável, vago, acompanhado de sensações físicas como vazio (ou frio) no estômago (ou na espinha), opressão no peito, palpitações, transpiração, dor de cabeça, falta de ar, dentre várias outras. A ansiedade é um sinal de alerta, que adverte sobre perigos iminentes e capacita o indivíduo a tomar medidas para enfrentar ameaças. O medo é a resposta a uma ameaça conhecida, definida; ansiedade é uma resposta a uma ameaça desconhecida, vaga. A ansiedade prepara o indivíduo para lidar com situações potencialmente danosas, como punições ou privações, ou qualquer ameaça a unidade ou integridade pessoal, tanto física como moral. Desta forma, a ansiedade prepara o organismo a tomar as medidas necessárias para impedir a concretização desses possíveis prejuízos, ou pelo menos diminuir suas conseqüências. Portanto a ansiedade é uma reação natural e necessária para a auto-preservação. Não é um estado normal, mas é uma reação normal, assim como a febre não é um estado normal, mas uma reação normal a uma infecção.”

 

A ansiedade é um sentimento que nos auxilia a tomar decisões, a prevenir do perigo iminente. Presente também nos animais, preserva a vida e é o propulsor do instinto de fuga. Mesmo nos humanos, o primeiro recurso quando ansiosos é o de esquiva, evitação e fuga. Entretanto, a ansiedade é um sentimento que não deve ser um estado permanente. Quando começamos a nos sentir ansiosos em situações em que antes não sentíamos, ou que racionalmente sabemos que não há necessidade, quando há preocupação excessiva com nossa saúde, com situações sociais, de trabalho ou sintomas fisiológicos que atrapalham nosso cotidiano, podemos estar diante de um transtorno de ansiedade.

Os transtornos de ansiedade são vários e podem estar ou não ligados a outros estados psicológicos, como o estresse, o pânico e a depressão. O psiquiatra e o psicólogo são os profissionais indicados para o diagnóstico desses transtornos, através de inventários sintomatológicos, escalas e avaliações psicológicas.

A ansiedade é um sentimento normal e presente no cotidiano de todas as pessoas, sendo patológica quando exagerada na frequência, intensidade, ocasiões desnecessárias e quando atrapalha a adaptação e o dia-a-dia.  

 

Stéphanie Sabarense – CRP 01/15412

 

Fonte: https://www.beta.psicosite.com.br/ - Consultado em: 23/07/2012 – 12:00